quinta-feira, novembro 21, 2024

Qualidade de Vida, Saúde

Terapia de Pressão Expiratória Positiva em Crianças com Pneumonia

A pneumonia por mycoplasma pneumoniae é um importante agente de infecção inspiratória e um dos agentes que mais acometem crianças em  todo mundo. Esse tipo de bactéria, na maioria dos casos não causam danos graves, porém uma parcela dessa população pode ter agravamento do quadro, causando rapidamente atelectasias, bronquiectasias, bronquite oclusiva ou bronquite obliterante, e sabemos que secreções em vias aéreas desses pacientes são sempre prejudiciais.

Estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Pneumologia Infantil da Universidade Fundan, na China estudou o efeito da pressão expiratória oscilante para o prognóstico de desfechos favoráveis em crianças acometidas pela pneumonia causada pelo agente infeccioso mycoplasma pneumoniae.

Sobre o estudo:

  • Foram selecionados 60 crianças hemodinamicamente estáveis, dividas em dois grupos;
  • Foi orientado aos pacientes a utlização do equipamento de pressão positiva oscilante 2x ao dia durante 2 meses, enquanto o grupo controle realizou outras terapias, ambos os grupos realizados após alta, já em casa.
  • Como orientação de terapia, os pacientes deviam responder a questionários diários com informações sobre: tosse, expectoração, dificuldades diárias, sono, etc.
  • Os pacientes foram orientados a realizar o exercício com o equipamento durante 10 inspirações, seguidas de estimulo de tosse.

Os resultados foram extremamente satisfatórios: os exames de imagem comprovaram que houve uma promissora melhora no grupo que utilizou o equipamento, mostrando que dispositivos de pressão positiva oscilatória facilitam a mobilização e expectoração de secreções, melhorando assim o prognóstico de crianças acometidas por essa infecção.

Leia o estudo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33708517/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *