quinta-feira, novembro 21, 2024

Qualidade de Vida, Saúde

Atividade Física na Pandemia

ATIVIDADE FÍSICA EM CASA: 8 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER SEU TREINO - Blog  Colégio Batista
Desde meados do mês de março estamos vivendo um período diferente no mundo. A ameaça concreta de um vírus letal e danoso nos fez repensar em tudo: modo de trabalho, atividade física, passeios, viagens e família.

Com o início da pandemia vimos a necessidade de incentivar e oferecer opções para que as pessoas se mantivessem ativas, colocamos dicas para exercitar-se em casa, como manter-se ativo e informativos de atividade física e corona vírus.

Agora temos a comprovação de que realmente isso foi benéfico!

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, Paraíba, João Pessoa e Vale do Aracaú publicaram um artigo na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, traçando um comparativo entre qualidade de vida, qualidade de sono, atitudes alimentares e aspectos psicológicos em indivíduos ativos e não ativos durante a pandemia.

O estudo é enfático em concluir que indivíduos que realizaram atividade física durante a pandemia, em casa, apresentou uma melhor qualidade de vida, qualidade do sono e fatores psicológicos, em comparação com aqueles fisicamente inativos, sugerindo assim que a manutenção de exercícios, em conjunto com uma nutrição adequada, é uma estratégia essencial para atenuar os efeitos adversos do confinamento fisicamente, nutricionalmente e psicologicamente durante a pandemia.

Interessante ressalvar que o aspecto psicológico que associam o confinamento e isolamento social é um fator extremamente discutido. Pesquisa recente realizada pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria revela um aumento de consultas em 47,9% com 89,2% de piora em sintomas e 70% novo pacientes.

O estudo enfatiza que houve relatos de diminuição de crises de ansiedade, stress e depressão nas pessoas fisicamente ativas.Notamos também que o  exercício respiratório torna-se um importante aliado, ou seja, treinando a musculatura respiratória podemos enfrentar melhor uma possível infecção respiratória e promover inspirações mais profundas a fim de evitar crises de ansiedade e fundamentalmente para promoção de qualidade de vida.

Siga nossas dicas e mantenha-se ativo, isso lhe trará benefícios físicos, nutricionais e psicológicos concretos!

Veja o estudo https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14336

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *