quinta-feira, maio 09, 2024

Esporte, Qualidade de Vida, Saúde

Você sabe porque a respiração ajuda a retardar a fadiga?

Existem duas formas metabólicas de liberação de energia:

  • Aeróbias: necessitam de oxigênio, sendo as mais eficientes, pois são capazes de liberar dióxido de carbono e água, liberando energia de forma lenta;
  • Anaeróbias: não necessitam de oxigênio, menos eficientes, seu produto final é a produção de ácido lático, porém liberam energia de forma rápida.

O ácido lático tem sido muito estudado nos últimos anos, ele está associado com o início da fadiga muscular, pois ele causa uma acidificação nas fibras musculares, interferindo no processo normal de contração do músculo.

  • Os músculos podem usar as vias aeróbias para exercícios de intensidade baixa  a moderada, no entanto, essas vias liberam energia de forma muito lenta, para suprir as necessidades do exercício de alta intensidade, assim, as vias anaeróbias devem ser usadas para suplementar essa demanda;
  • O acúmulo de ácido lático no metabolismo aeróbio é a razão pelo qual o exercício de alta intensidade não pode ser sustentado por mais do que poucos minutos.

Sem a capacidade do corpo de reduzir a acidificação do músculo usando um processo chamado tamponamento, as pessoas sustentariam um exercício de alta intensidade por um menor tempo ainda.

O tamponamento neutraliza o componente do ácido lático ao emparelha -lo com uma base alcalina, um processo que retarda a acidificação muscular, retardando assim a fadiga.

Essa base alcalina é liberada  por meio da hiperventilação. A necessidade de tamponar ácido lático é a razão pelo qual a respiração aumenta de forma acentuada no chamado limiar de lactato.

Durante o exercício, a respiração aumenta demasiadamente para conseguir que se mantenha a liberação de oxigênio e suprir a demanda corporal. Uma falha, por algum motivo, nessa proporção resulta em alterações que levam a falta de ar, metaborreflexo, percepção de esforço e fadiga prematura.

É assim que a respiração ajuda a retardar a fadiga!!

Além disso, fortalecendo os músculos respiratórios temos a estabilização muscular, incluindo o CORE, importantíssimo na realização de qualquer atividade esportiva.

Fonte: McConnell, Alison. Treinamento Respiratório Para Um DEsempenho Superior. Editora Manole. 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *