sábado, abril 27, 2024

COVID, Saúde

Importância da Avaliação Respiratória na Covid -19

Desde o início da pandemia que assolou o mundo, em meados de março/2020, pesquisadores e profissionais de saúde tem visto que o acometimento pulmonar e sistêmico causado pelo Corona Vírus pode agravar-se em alguns casos.

Vimos esses casos florescerem dentro de UTI’s e centro de pesquisa por todo mundo.

Estudo divulgado em uma importante revista internacional, a The Lancet Respiratory Medicine, nos mostra as consequências respiratórias que o vírus pode deixar e a importância da minuciosa avaliação desse sistema, primordial em nossa vida!

Sobre o estudo:

  • Os pacientes foram avaliados durante 4 visitas: 3 meses, 6 meses, 9 meses e 12 meses;
  • Foram recrutados 83 pacientes, graves, mas que não necessitaram de ventilação mecânica;
  • 36% deles apresentaram  fibrose pulmonar;
  • Os pacientes foram selecionados como graves, de acordo com alguns parâmetros: frequência respiratória baixa, SPO₂ menor ou igual a 93%, 50% de progressão na lesão pulmonar e baixa tolerância ao exercício.
  • Durante as visitas os pacientes foram submetidos a: exames de sangue, exames físicos, teste de função pulmonar, exames de imagem e teste de caminhada;
  • No teste de função pulmonar foram avaliados os seguintes parâmetros: capacidade de difusão de monóxido de carbono,  capacidade vital forçada, capacidade residual, volume residual, capacidade pulmonar total.
  • A média de idade dos avaliados foi de 60 anos, 57% homens e 43% mulheres;
  • Após 12 meses, um terço dos pacientes ainda apresentavam anormalidades pulmonares.

O estudo conclui que anormalidades respiratórias em pacientes que passaram pela infecção por SARS-COV persiste por algum tempo e precisam de um acompanhamento de funções pulmonares e respiratórias por um longo prazo, sendo mais comum de ocorrer em pessoas do sexo feminino, frisando que a reabilitação pulmonar pode ser um importante aliado nesses pacientes.

Temos visto que a musculatura respiratória também sobre consequências e precisa ser treinada! Você avalia corretamente a inspiração do seu paciente? Identifica e treina a musculatura inspiratória?

leia o estudo: https://www.thelancet.com/journals/lanres/article/PIIS2213-2600(21)00174-0/fulltext

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *