O treino muscular inspiratório (TMI) tem sido relatado em jovens, idosos, esportistas em diversas patologias, uma importante ferramenta de treino, mas você sabia que já existem estudos relatando o benefício do TMI em animais?
Estudo científico publicado em Abril de 2020, na Revista Científica Plos One, nos mostra o benefício do TMI em cavalos. O objetivo do estudo foi analisar as variáveis de força muscular inspiratória em cavalos puro sangue durante o período de repouso ao final da temporada.
O grupo estudado passou por um período de oito semanas de TMI duas vezes ao dia, cinco vezes por semana, totalizando um treino de aproximadamente 10 a 15 minutos.
- 20 cavalos foram selecionados em dois grupos, tratamento e controle.
- Os cavalos foram submetidos a um período de aclimatação pré estabelecido para que o animal se acostumasse com a máscara de treinamento;
- Máscaras herméticas que cobrem todo o nariz com tiras atrás da orelha;
- Após o teste específico, os animais receberam o treinamento de 8 semanas;
- As medidas inspiratórias incluíram o número total de respirações realizadas durante o teste, carga média, potência de pico, volume de pico, fluxo de pico, energia e pico inspiratório médio índice de força muscular
No estudo utilizaram o POWERbreathe K5, revolucionário tecnologia isocinética para teste e treino da musculatura inspiratória. Após realização de teste, o treinamento foi realizado.
O estudo conclui que o TMI é seguro para ser usado no período em que os cavalos não estão em treinamento ativo.
Veja o estudo e comprove! https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0225559