quinta-feira, novembro 21, 2024

Qualidade de Vida, Saúde

Treino muscular inspiratório e treino muscular respiratório

Técnica de respiração para harmonizar o corpo e a mente | Portal SuperAção

Se buscarmos na literatura leitura básicas, a respiração é descrita como a entrada de oxigênio (O2) e saída de gás carbônico  (CO2), realizada principalmente pelos pulmões, mas será que só eles executam essa importante função?

Como sabemos, a respiração possui 2 fases: fase inspiratória e fase expiratória.

Em ambas as fases, os músculos respiratórios são de fundamental importância: são eles que geram, principalmente, o volume pulmonar.

A atividade expiratória é um movimento passivo, realizado principalmente pelo diafragma e músculos intercostais, enquanto que a expiração forçada é realizada pelos músculos abdominais e intercostais.

Já na inspiração, os músculos se contraem para que o pulmão expanda, esse movimento é realizado principalmente pelo diafragma e músculos intercostais, como acessórios temos: esternocleidomastoideo e escalenos.

Por isso a importância de treinar seus músculos da respiração.

O TMR (treino da musculatura respiratória) é um termo utilizado quando treinamos os músculos que trabalham tanto na fase expiratória quanto na inspiratória.

O TMI (treino da musculatura inspiratória) é um termo utilizado quando trabalhamos exclusivamente os músculos envolvidos na inspiração, dentre o principal, diafragma.

Por que devemos então realizar esse treinamento?

Como podemos observar o diafragma está presente tanto na fase inspiratória quanto na expiratória, é um músculo de extrema importância, resistente a fadiga, estabilizador  da coluna lombar e atuante nos processos digestivos e, sendo um músculo esquelético, é passível de treinamento para melhora de fibras musculares, funções pulmonares, metaborreflexo, qualidade de vida, então por que não fazer?

Dados científicos nos mostram que o TMR é importante  e necessário em vários desfechos clínicos, tais como:

  • Cirurgias cardíacas;
  • Diminuição no tempo de utilização de ventilação mecânica;
  • Melhora de sinais e sintomas em portadores de doenças pulmonares como DPOC, asma.
  • Melhora da qualidade de vida na população idosa;
  • Melhora de perfomance e recuperação em atividades esportivas.

Consulte seu fisioterapeuta e respire melhor!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *