O Parkinson é uma doença neurológica que afeta principalmente a parte motora, Causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala , escrita e na deglutição e tosse. ela ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra.
Renomada pesquisa publicada em 2021 por profissionais do Instituto de Neurologia da Alemanha com objetivo de estudar a validação do treino muscular expiratório (TME) em pacientes com disfagia e portadores de Parkinson com um treinamento de 4 semanas, obsrvando também seus benefícios a curto e longo prazo, e se o TME é capaz de induzir mudanças neuroplastias no processamento de deglutição.
Sobre o estudo:
- Estudo randomizado, duplo-cego, controlado;
- 50 pacientes foram inclusos, importante destacar que todos possuem disfagia faringeana hipocinética confirmada por endoscopia;
- Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo realizou o TME com carga linear e o outro grupo realizou equipamento parecido esteticamente, porém sem a mola interna.
- A função da deglutição foi avaliada antes e após o treinamento, além de ser acompanhada por mais 3 meses.
- A ativação cortical relaciona a deglutição foi medida em 22 participantes usando a magnetencefalografia.
Sobre os resultados:
- O grupo que fez o TME com dispositivo completo melhorou significadamente a pontuação da disfagia baseada na endoscopia flexível após 4 semanas e após 3 meses, enquanto o grupo controle não foram observadas mudanças expressivas, e o mais importante, no grupo TME foi encontrada uma redução nos resíduos faríngeos.
O estudo conclui que o TME por 4 semanas diminuiu significadamente a gravidade geral da disfagia, e esse efeito perdurou mesmo após 3 meses de TME. eles concluem também que essa melhora é causada principalmente por mecanismos periféricos.
https://movementdisorders.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/mds.28552
Adote o TME e conheça os resultados!