A Assobrafir lançou um importante documento que tem como objetivo principal esclarecer sinais e sintomas associados a Covid 19, bem como a orientação sobre avaliação, e principalmente a reabilitação do paciente.
Infecção de rápida disseminação, os sintomas mais comuns são: febre, dispneia, tosse seca, fadiga generalizada. Observamos que alguns pacientes evoluem para casos mais graves e outros em que as sequelas perduram por um tempo maior.
Observamos no decorrer do tempo de pandemia que o acometimento pode ser sistêmico, afetando com mais frequência aqueles pacientes que tiveram a necessidade de ventilação invasiva, corticoides e bloqueadores neuromusculares.
Após a cura da infecção, alguns pacientes apresentam a “síndrome pós covid”, divididas em:
- Subaguda: sintomas persistentes de 4 a 12 semanas;
- Crônica: sintomas com duração maior que 12 semanas, não atribuídos a outras patologias;
A avaliação minuciosa e detalhada do paciente é uma importante ferramenta para início de uma reabilitação visando sempre a qualidade de vida e diminuição de sinais e sintomas.
O documento sugere avaliação motora, avaliação muscular respiratória, equilíbrio, saturação de oxigênio, e análise da limitação do paciente através de escalas e questionários.
Quanto a reabilitação, há orientação de:
- Exercícios Aeróbicos;
- Exercícios de força;
- Exercícios de equilíbrio e flexibilidade;
- Treinamento muscular inspiratório (TMI);
Temos visto ao longo da pandemia que o TMI tem atuado de forma satisfatória na reabilitação desse paciente.
O documento sugere:
- Treinamento de 3 a 7 dias na semana;
- 30 a 50% da Pimax;
- de 4 X 30 respirações por dia / 30 minutos;
O documento frisa também a importância da educação em saúde, mostrando ao paciente a importância de hábitos saudáveis em alimentação, higiene e sono.
Confira a publicação:
https://assobrafir.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Reab-COVID-19-Assobrafir-Final.pdf