Como fica a recuperação dos pacientes pós COVID-19?
A Organização Mundial da Saúde (Word Health Organization), em documento publicado no mês de Maio de 2020, a pesquisadora Lisa Mary Sheehy, do Instituto de pesquisa de Bruyère, do Canadá, relata que os pacientes que já foram infectados com a doença podem apresentar algumas morbidades que necessitam de reabilitação após a cura, pois apresentam algumas sequelas: em 46% dos casos os pacientes podem apresentar polineuropatia da doença crítica, causando dificuldade no desmame, fraqueza generalizada e simétrica (predominante distal, ou seja, nas extremidades), fraqueza diafragmática.
A reabilitação é de extrema importância para a recuperação do paciente.
O treino muscular inspiratório torna-se fundamental nesse contexto. Ele irá proporcionar melhora: nas condições pulmonares, força e resistência ventilatória, dispneia, percepção de esforço entre outros benefícios.
Hoje no mercado temos um aparelho que possui a capacidade de testar e treinar a musculatura respiratória.
A excelência em teste e treino inspiratório é o POWERBreathe KH2. Ele possui um moderno sistema de avaliação com manuvacuometria, fornecendo dados como: PIMax, PIF ou S-index.
No mesmo aparelho as formas de treinamento são várias:
- Automático: onde colocamos a intensidade do treino (40% a 80%) e o aparelho nas primeiras inspirações avalia o paciente e determina a carga de acordo com a porcentagem escolhida.
- Manual: colocamos a carga que acharmos conveniente, de 3 a 200 Cmh20, sendo a carga liberada gradativamente;
- Endurance: Com até 150 inspirações;
- Customizado: onde colocamos em cada inspiração a carga que quisermos, interessante para treino de carga já na primeira inspiração e para planejamento de treinos intervalados.
Assista abaixo o vídeo de uma reportagem do programa Brasil Urgente:
Inove, coloque a tecnologia a serviço do seu paciente!