Durante a pandemia do COVID-19, temos ouvido falar muito em problemas respiratórios que levam rapidamente o portador da doença à necessidade de ventilação mecânica.
Mas você sabe o que é a hipóxia silenciosa, também denominada hipóxia feliz?
Hipóxia é a baixa oxigenação de sangue nos tecidos.
A hipóxia silenciosa ocorre quando o paciente não apresenta sintomas mais graves como falta de ar, confusão mental, mas, quando submetido a oximetria, apresentam baixa saturação de oxigênio, alguns casos bem graves com valores considerados extremamente baixos.
Artigo publicado no British Journal of Anaesthesia, explica que embora a condição seja subjetiva, há relatos de diversos casos parecidos.
O nome derivou-se da condição de ser uma hipóxia silenciosa de natureza traiçoeira e difícil de ser detectada. Outra característica comum é que mesmo na hipóxia gravíssima, o paciente somente apresenta respiração rápida sem apresentar sintomas mais expressivos.
Considerando que a hipóxia esconde agravamentos de sintomas da corona vírus, o oxímetro é um item tão importante como o termômetro. Trata-se de um aparelho de fácil e rápido manuseio que rapidamente pode detectar uma situação de hipóxia.