terça-feira, dezembro 03, 2024

Qualidade de Vida, Saúde

Fibrose Cística e Pressão Positiva Oscilatória

Fibrose Cística e Pressão Positiva Oscilatória

A fibrose cística, popularmente conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose é uma doença genética rara, crônica e progressiva, que tem como principal característica a ocorrência de secreções espessas e viscosas que afetam principalmente os pulmões. Seus principais sintomas são: tosse persistente, falta de fôlego, aumento de sal na pele, chiado ao respirar, dificuldade para respirar após exercício, entre outros sintomas.

Sabemos que as secreções são extremamente danosas ao organismo, podendo agravar casos de infecções e impedir a correta ventilação pulmonar.

Os pacientes portadores de fibrose cística comumente precisam fazer a utilização de medicamentos que objetivam a fluidificação do muco, facilitando assim a expectoração. Umas das estratégias também utilizadas é a solução salina hipertônica (HSS) facilitando a hidratação e solubilidade do muco.

Dentro dos tratamentos de fisioterapia e fonoaudiologia, um dos recursos muito utilizados são os equipamentos que fornecem pressão positiva oscilatória, como os equipamentos da linha shaker. Esses equipamentos, de custo baixo e portáteis, são capazes de auxiliar na expectoração, beneficiando assim todo sistema respiratório.

Estudo realizado em 2021 por pesquisadores do Centro de Ciências do Esporte e Saúde (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Hospital Infantil Joana de Gusmão ambos em Santa Catarina, buscaram compreender o efeito sobre a mecânica respiratória dessas terapias combinadas, com objetivo de avaliar o efeito imediato da inalação com Dornase-Alfa (DNase) e solução salina hipertônica (HSS), bem como o impacto dessas inalações associada com terapias com o equipamento oscilatória.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre o estudo:

  • Participaram do estudo 30 crianças com idades entre 8 a 14 anos divididos em dois grupos;
  • As crianças estavam hemodinamicamente estáveis e com diagnóstico de fibrose cística;
  • As crianças foram submetidas a questionários sobre o quadro evolutivo da doença, medidas antropométricas, teste de função pulmonar;
  • Dados cardiorrespiratórios de frequência respiratória e cardíaca, e saturação  de oxigênio  e ausculta pulmonar, foram considerados para controle clínico parâmetros durante os procedimentos de coleta de dado;
  • A inalação de HSS a 7% foi administrada por uma média de 15 minutos, um broncodilatador (salbutamol) foi administrado antes de cada inalação de HSS;
  • O equipamento de oscilação de alta frequência, shaker, foi utilizado antes e depois da inalação, repetido por 2 vezes e solicitado após a utilização, uma tosse espontânea.
  •  Como forma de avaliação da eficácia antes e depois de cada procedimento terapêutico foi realizado a oscilometria de impulso, onde foram registradas três manobras de pelo menos 20 segundos cuja reprodutibilidade das variáveis ​​permaneceu em 10% e o primeiro registro válido foi considerado. Os dados foram expressos em valores absolutos. Após isso, as crianças foram separadas nos grupos de grupo e submetidos a testes  antes dos procedimentos terapêuticos e DNase inalada. Eles repetiram o teste, descansaram por 30 minutos, e repetiu o teste novamente. Depois de completar o oscilatório positivo terapia de pressão expiratória (OPEP), eles realizaram o outro teste, somando assim considerados 4 momentos: pré-DNase, imediatamente após, após 30 minutos e pós-Shaker .

    O estudo conclui que crianças e adolescentes com fibrose cística apresentaram redução imediata da resistência e reatância das vias aéreas após o uso da DNase e associada ao shaker, nos trazendo   bons resultados dessa intervenção. A inalação com HSS tem efeito imediato nas vias aéreas periféricas, nos fazendo pensar e analisar a utilização da técnica em outras patologias, bem como quando há grande produção de muco e se faz necessário inalações, seja com medicamentos, ou até mesmo soluções salínicas.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Fontes:
    Immediate effect of inhalation therapy combined with oscillatory positive expiratory pressure on the respiratory system of children witch cystic fibrosis
    O que é a fibrose cística? 

Shaker ClassicShaker Medic PlusNew Shaker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *