O câncer de pulmão é umas das patologias mais comuns no Brasil, e também um dos mais letais.
A função principal do pulmão é realizar as trocas gasosas, e como em todo e qualquer tecido do corpo, quando o crescimento celular ocorre de forma desordenada, levando a uma disfunção celular temos a origem de um tumor.
Suas causas mais comuns são: doenças pulmonares, histórico familiar, idade, poluição, contato com elementos radiativos como: gás radônio e amianto e o fumo.
Em muitos casos há indicação de cirurgia.
Estudo publicado na BMC Pulmonary Medicine investiga a utilização de espirometria de incentivo (RESPIRON) no pós operatório de cirurgia torácica em pacientes portadores de CA de pulmão.
Segundo o estudo, algumas complicações no pós cirúrgico podem ocorrer, tais como: atelectasia, pneumonia, insuficiência respiratória, diminuição da expansão torácica.
Sobre a pesquisa:
- Foram analisados 7459 pacientes, dentre eles 4478 homens e 3071 mulheres;
- Os pacientes foram divididos em dois grupos: os que fizeram a cirurgia torácica por videolaparoscopia e os que realizaram a cirurgia por toracotomia;
- Variáveis analisadas: custo de hospitalização, incidência de pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo, tempo de hospitalização.
- Alguns pacientes apresentam comorbidades, tais como: asma, insuficiência cardíaca, CA em outros órgãos.
O estudo conclui que o exercício respiratório com espirômetro de incentivo (Respiron) é extremamente benéfico na diminuição dos custos de hospitalização e na incidência de complicações pós cirúrgicas.
Leia o estudo completo: Câncer De Pulmão