Sabemos que pacientes portadores de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), podem apresentar alterações na deglutição, a disfagia.
Comumente encontramos pacientes portadores de doenças pulmonares com essa patologia. A manifestação dela ocorre pela dificuldade na mastigação, escape oral dos alimentos, ausência de deglutição, regurgitação nasal, tosse, engasgo, perda de peso, etc.
A disfagia pode levar o portador a problemas pulmonares, por conta da diminuição da força muscular respiratória resultando na diminuição da força ao tossir, essa fraqueza muscular pode ser repercutida também na diminuição da elevação do complexo hiolaringeo.
O treino muscular respiratório tem-se mostrado eficaz e importante na biomecânica da deglutição, reduzindo o tempo de transição faríngea.
Alguns incentivadores respiratórios também ajudam: como o Shaker.
Segundo a Dra. Cristina Lemos Barbosa Fúria (HC/FMUSP), a utilização do shaker traz benefícios aos disfágicos, tais como: diminuição da aspiração e resíduos faríngeos, aumentando a amplitude do movimento dos músculos envolvidos e, dessa forma, melhorando a dinâmica da deglutição.
A disfagia é uma condição que pode trazer piora na qualidade de vida do seu portador, causando efeitos sociais e emocionais.
Tratar a causa proporcionará qualidade de vida! Cuide-se!