Estudo recente publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, constata a validade do teste S-index comparando-o a PImax. A Publicação escrita por Areias, et al., faz uma correlação entre a medida estática (PImax) e a dinâmica (S-Index), medida essa conseguida através de um aparelho tecnologia Inglesa, disponível no Brasil, o POWERbreathe.
O teste S-Index é uma medida exclusiva da marca, criada com o intuito de avaliar a musculatura inspiratória de forma dinâmica e de fácil execução, já a PImax é uma medida quase estática, conseguida através de manuvacuometria e também através do POWERbreathe KH2.
O estudo de faz um comparativo entre as avaliações de PImax (aferida através do manuvacuômetro) e S-index (POWERbreathe). O principal achado conclui que os valores obtidos nas duas manobras são diferentes, porém com concordância entre si.
O grupo estudado foi selecionado de forma homogênea, havendo também uma familiarização dos métodos por conta do efeito aprendizado, executado sempre com o mesmo avaliador.
O estudo conclui que o S-index é uma ferramenta capaz de avaliar a força muscular inspiratória para prescrever o treino muscular inspiratório com exatidão.
Interessante saber que no mercado temos uma opção de aparelho digital POWERbreathe KH2 capaz de avaliar as duas medidas descritas: PImax e S-index. Além disso o aparelho conta com o exclusivo treino de endurance com até 150 inspirações, além de treinos automáticos e manuais.
Tecnologia Inglesa disponível no Brasil! Adote essa idéia!
leia o estudo na íntegra: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382020005001228