Esporte mundialmente conhecido, a prática do ciclismo iniciou-se por volta de 1890 e teve a sua inclusão nos jogos de Atenas de 1896, tornando-se, desde então, um dos esportes olímpicos mais praticados no mundo, em competições oficiais ou como hobby com inúmeros benefícios.
Por ser considerado uma atividade rítmica e cíclica, é indicado para o condicionamento e desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, sendo também praticado para emagrecimento ou para o condicionamento cardiopulmonar e cardiovascular.
Atividade que solicita quase toda musculatura corporal, dentre elas os músculos que fazem parte do CORE (complexo de grupos musculares do quadril, pelve e tronco) que tem como principal característica manter o equilíbrio e estabilização corporal, e são de fundamental importância para a prática esportiva, bem como um bom desempenho da musculatura respiratória.
Como os músculos da respiração podem ajudar nessa tão difundida prática esportiva?
Eles têm como principal função exercer a ventilação pulmonar, através da movimentação torácica e manter a concentração dos gases arteriais em níveis adequados. Esses músculos quando submetidos às atividades de grande intensidade funcionam em sua capacidade máxima, limitando o desempenho e o exercício devido à fadiga decorrente da fraqueza muscular. A essa vasoconstrição muscular periférica damos o nome de metaborreflexo.
Por esse motivo, treine sua musculatura respiratória, você terá inúmeros benefícios:
- Diminuição do metaborreflexo;
- Melhora de performance;
- Melhora de funções e valores pulmonares;
- Diminuição da fadiga no pós treino.
Quer entender mais sobre o assunto? Leia alguns artigos sobre o tema:
Treine sua musculatura respiratória e sinta a diferença!!!