Quem nunca sentiu uma dor aguda na região lombar?
A lombalgia, dor aguda ou crônica presente no dia a dia de muitas pessoas, pode ser causada por diversos fatores: hérnias discais, artrose, sedentarismo, ou também ter sua causa desconhecida.
Vários estudos nos mostram que a dor lombar prejudica o controle motor, causando instabilidades em todo corpo, sobrecarregando tornozelos, joelhos e quadris. Notamos, ao longo do tempo, que o trabalho nas articulações subjacentes se tornam maiores.
Sabemos que o diafragma, principal músculo inspiratório, auxilia também no controle postural. O que ocorre é que quando apresentamos esse quadro de dor, há discretos aumentos da demanda ventilatória, comprometendo o controle proprioceptivo corporal causado também pelo uso diafragmático.
Você sabia que o TMI (treino muscular inspiratório) tem uma significativa melhora nos sintomas, auxiliando também na propriocepção da coluna?
A explicação é simples: Como os indivíduos com lombalgia apresentam maior suscetibilidade à fadiga do diafragma , é razoável supor que a lombalgia, a disfunção do diafragma e seu uso proprioceptivo podem estar relacionados.
Artigo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, nos mostra um estudo com 28 pessoas que apresentavam dores lombares sem causas específicas, alocados em dois grupos:
- TMI de alta intensidade, com treinamento de 60% da Pimax;
- TMI de baixa intensidade, com treinamento a 10% da Pimax;
- Realizado durante 8 semanas;
- Os pacientes foram avaliados através do deslocamento do centro de pressão durante a vibração muscular local (tornozelo, dorso e tornozelo-dorso), avaliação proprioceptiva, força muscular inspiratória, gravidade da lombalgia e deficiência.
Após 8 semanas de TMI a uma intensidade de 60% PImáx, os indivíduos com lombalgia inespecífica recorrente apresentaram maior confiança nos sinais proprioceptivos dorsais durante o controle postural, mostrando um aumento na força muscular inspiratória e relatam uma diminuição na gravidade da lombalgia.
O uso proprioceptivo das coluna pode ser melhorado após o TMI, aumentando a função de estabilização do tronco pelo diafragma e modificando o controle de dor. Essas mudanças podem permitir que os indivíduos reponham os sinais proprioceptivos, adaptando-se às demandas posturais. Os resultados deste estudo fornecem evidências de que os déficits proprioceptivos observados em indivíduos com lombalgia, potencialmente aumentado à sobrecarga relativa da musculatura inspiratória, podem ser revertidos pelo TMI.
Veja o estudo: