Você sabe o que é metaborreflexo e a importância do treino muscular inspiratório?
Quando temos um aumento de nossa frequência respiratória durante a atividade física, ocorre uma competição de aporte sanguíneo, havendo a priorização da respiração, tendo como consequência um acúmulo de metabólitos aumentando assim a atividade simpática, causando os seguintes efeitos:
- Aumento da frequência cardíaca;
- Aumento do volume sistólico;
- Aumento da pressão arterial
- Vasoconstrição periférica.
Essa vasoconstrição periférica é um importante sintoma, principalmente durante atividade física, causando limitação, exacerbando uma fadiga dos músculos periféricos.
Estudos mostram que o treino muscular inspiratório pode reduzir a fadiga dos músculos periféricos, reduzindo também o lactato muscular inspiratório.
Sabe-se que o TMI melhora a força muscular inspiratória, atenue os efeitos do metaborreflexo respiratório, proporcionando uma melhor distribuição do aporte de oxigênio aos membros periféricos.
A diminuição da pressão arterial também é observada, a explicação é simples: há uma redução da atividade de fibras aferentes quimicamente sensíveis que inervam os músculos inspiratórios, possivelmente explicada por dessensibilização ou declínio na capacidade de resposta dos nervos aferentes de tipo III e IV aos estímulos químicos resultantes de uma resposta condicionada à exposição repetida ao acúmulo de metabólitos associados às TMI.
O metaborreflexo respiratório tem sido muito estudado, desde grupos de estudo em patologias graves até atletas de alta performance.
Por isso, treine e sinta a diferença!