A vida está cada vez mais corrida. Focamos no trabalho, no celular, na família, e quando pensamos em nós mesmos?
Será que sabemos mesmo o caminho para saúde, longevidade e bem estar?
As tarefas do dia a dia nos envolvem de tal maneira que muitas vezes perdemos a noção do tempo. A sociedade nos impõe modelos a serem seguidos de super-heróis e heroínas, algo que não somos – e não há nada de errado em não ser.
É urgente e necessário darmos o primeiro passo: alimentação saudável, exercícios físicos, atividades prazerosas que nos libertem de ansiedade e depressão.
Segundo dados científicos a prevenção de doenças ainda é o melhor remédio, por isso fazer check-ups e ter programas de qualidade de vida e prevenção são alternativas para prevenção, principalmente de doenças cardíacas e neurológicas.
O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Tem como principais objetivos:
- Ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças com curso assintomático (como câncer), podendo levar a maiores índices de cura.
- Diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas (colesterol alto, diabetes, hipertensão) cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo.
- Extremamente necessário para iniciação de atividades físicas.
Dentre os exames, podemos destacar:
- Hemograma completo: para diagnóstico de distúrbios como anemia, doenças autoimunes, infecções, etc.
- Eletrocardiograma e ecocardiograma: para detectar possíveis problemas cardíacos;
- Mamografia e papanicolau: para avaliar a saúde feminina;
- Exames de imagem: como abdome completo, próstata, mamas, tireoide, órgãos que comumente podemos localizar tumores.
- Teste ergométrico, HOLTER, MAPA: para detectar possíveis alterações de pressão arterial e irregularidade nos batimentos cardíacos.
Outra coisa muito importante é o cuidado com a sua respiração! Você sabia que é possível avaliar sua musculatura respiratória e verificar possíveis fraquezas musculares?
Com o POWERbreathe KH2, um equipamento de tecnologia Inglesa, é possível avaliar a musculatura inspiratória e predizer uma força muscular esperada de acordo com sua idade, sexo, peso e altura.
A importância de checar sua musculatura respiratória são inúmeras:
- Avaliar possíveis problemas causados pela fraqueza muscular;
- Predizer uma carga exata para se trabalhar no Treino Muscular Inspiratório;
- Avaliar se seu treino está correto e bem prescrito;
- Melhorar sua qualidade de vida e performance durante a atividade física.
Comece já! Procure seu médico, realize os exames, e não esqueça:
Alimentação saudável, exercícios físicos e saúde mental são importantes aliados na busca pela longevidade e qualidade de vida!