A contaminação por COVID-19 trouxe consigo mudanças drásticas a nível mundial. Nossa forma de contato, estudo e trabalho nunca mais serão os mesmos.
A pandemia trouxe consigo também desafios para a reabilitação: como ficam os pacientes que se contaminaram?
Um documento recente publicado por cientistas da Hungria, dentre eles: médicos pneumologistas, neurologistas e cientistas, após diversas pesquisas, concluem alguns aspectos importantes da doença:
- Trata-se de uma infecção de características muito semelhantes a da Influenza, com presença de febre, tosse, fadiga muscular, secreção respiratória e falta e ar. Caracteriza-se também por perda de olfato e paladar. Dos pacientes acometidos, 15% são graves 5% dos extremamente graves.
- A complicação mais comum é a insuficiência respiratória. Alguns pacientes podem evoluir para insuficiência renal, problemas no fígado e cardíacos e cerca de 5% deles (média mundial) irão á óbito.
- Como já citamos anteriormente, a infecção causa um efeito no parênquima pulmonar, também por conta do excesso de citocinas, afetando profundamente as trocas gasosas.
- A utilização de ventilação mecânica traz consigo diversas alterações no corpo, principalmente a fraqueza muscular no diafragma e os músculos acessórios a respiração.
A reabilitação cardíaca e pulmonar é extremamente valiosa nesses pacientes, podemos destacar:
- Drenagem postural
- Utilização de dispositivos expiratórios como o Shaker;
- Exercícios respiratórios profundos;
O documento ainda nos faz uma importante observação: o músculo respiratório deve ser avaliado com precisão, através de modernos aparelhos como POWERbreathe KH2, que é capaz de nos fornecer dados importantes utilizados posteriormente na reabilitação.
Ele salienta ainda a importância do treino muscular inspiratório relatando que a fraqueza dos músculos respiratórios (intercostais e diafragma), juntamente com os danos à mecânica respiratória, também afeta significativamente a circulação. Por essa razão, o TMI torna-se fundamental na Reabilitação global do paciente.
Veja o documento: http://medicalonline.hu/gyogyitas/cikk/covid_19_betegek_komplex_rehabilitacioja
Compreendendo a dimensão da pandemia provocada pelo COVID-19 e seus reflexos cruéis no âmbito da fisioterapia e reabilitação respiratória a POWERbreathe presente no mundo inteiro iniciou recentemente um projeto social gratificante e satisfatório que poderá levar aos profissionais da Saúde, Hospitais e Clínicas em todo o território do Brasil o equipamento mecânico mais indicado a esses pacientes: o POWERbreathe Medic Plus que oferece uma carga de entrada de 3cmH2O para pacientes em UTI, ou com dificuldades respiratórias graves, para começar a treinar seus músculos respiratórios.
Confira nosso site: ncsdobrasil.com/powerbreathe-medic-plus