Será que é possível diminuir a pressão arterial com treino muscular inspiratório?
A resposta é sim!
Os sistemas cardiovascular e respiratório estão intimamente ligados, sendo esse um aspecto fácil de se entender.
A contração dos músculos inspiratórios, sendo o principal chamado de diafragma, faz com que o ar entre nos pulmões por diferença de pressão. Essa pressão gerada com a respiração junto com a expansão pulmonar influencia diretamente os volumes e pressões nas câmaras do coração e nos vasos sanguíneos. Essas mudanças influenciam diretamente no sistema autônomo, alterando assim o padrão respiratório. Com o exercício há uma ativação maior de todos esses comandos e sistemas, como uma preparação para as demandas metabólicas.
O TMI (treinamento muscular inspiratório), proporciona um treino para os músculos inspiratórios através de equipamentos que liberam carga linear.
Estudo realizado por Craighead et al. Comprova a importância do treinamento na melhora dos parâmetros cardíacos.
Neste estudo, duplo cego randomizado controlado, foi investigado o efeito do treinamento muscular inspiratório durante 6 semanas bem como seus efeitos a longo prazo.
Sobre o estudo:
- Os pacientes foram divididos em 2 grupos denominados: TMI de alta resistência e TMI de baixa resistência;
- O treinamento foi realizado com 30 inspirações (5 séries de 6 inspirações), com descanso de 1 minuto em casa série, 6 vezes na semana com duração de 6 semanas;
- O treinamento realizado em altas cargas foi realizado a 75% da Pimax e o de baixas cargas a 15% da Pimax;
Notou-se nos dados estatísticos uma melhora na função endotelial em cerca de 45%, o curioso é que essa métrica foi relatada em mulheres pós menopausa, o que comumente não observamos, por conta da deficiência de estrogênio.
Foi observado também uma importante diminuição no stress oxidativo, que é um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante, causando assim envelhecimento precoce, e algumas doenças como câncer e Parkinson.
Interessante notar que a houve uma expressiva diminuição da pressão arterial, diminuição essa que se manteve mesmo após 6 semanas sem treinamento.
O estudo conclui que o TMI de alta resistência é uma intervenção segura e de boa adesão, proporcionando assim diminuição de pressão arterial de funções endoteliais, diminuição essas que se mantém mesmo sem treinamento por algum tempo, trazendo assim qualidade de vida.